terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sente-se e fique à vontade! .... mas, onde?

Saudações a todos!

Olha o nosso blog aí de volta, e continuando a mostrar o que é que o Janga tem.

     Um pessoal estava caminhando pela praia do nosso Janga e apreciando o mar maravilhoso que Deus nos proporciona, num determinado momento alguém sugeriu:
   - Vamos sentar um instante para conversar, descansar e apreciar com calma nossa orla.
     Mas, para surpresa de todos, a caminhada teve que se esticar por muito tempo simplesmente porque não havia onde sentar !
     Você não acredita? ... dá uma olhada abaixo!
                                                   
             Achou pouco? abaixo tem mais!

     É pessoal, tiveram que fazer outra caminhada só para encontrar um banco inteiro pra sentar!
     Uns dizem que são os vândalos que destruíram, outros dizem que os bancos eram de péssima qualidade e se quebraram sozinhos.... Só posso afirmar que estamos no prejuízo, além de ficarmos quase sem onde sentar, ficamos também com uma imagem horrível de se ver.     Independente de quem fez isso, a prefeitura não deveria ter deixado as coisas piorarem; bem que poderiam recuperar os bancos, aumentar a segurança,  fazer campanha pedindo para a população preservar, enfim, mostrar que alguma ação está sendo tomada.
     O blog "O JANGA É NOSSO" está ansioso para mostrar bastante coisas boas que sabemos que existe na nossa área, mas, como "esbarramos" frequentemente nos problemas do nosso bairro, então precisamos dar prioridade e pedir que alguma autoridade nos ajude a solucionar.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As "dunas do Janga"



       Nesta imagen vemos as belas dunas que fazem parte recentemente da paisagem do Janga...
       ÊPAAA! - essas não são dunas de verdade!
       Olhando direitinho vemos que são na verdade umas montanhas de areia que surgiram durante a famosa obra de restauração da orla.
       Já faz tanto tempo que ninguém trabalha no local que até já existe vegetação se instalando em cima destas montanhas.       O que será que aconteceu para que a recuperação fosse paralisada?
       Continuamos sonhando com a nossa orla restaurada para que possamos voltar a caminhar, correr com as crianças sem tropeçar nas pedras e sem cair nos buracos do nosso tão sofrido calçadão.


sábado, 8 de setembro de 2012

Que buracos são estes?


       Quem conhece a praia do Janga, com certeza já se deparou com estes buracos cheios d'água na beira da praia.
       São piscinas naturais? ... Nada disso!  é o resultado da obra que deveria estar recuperando a nossa orla, mas por algum motivo, ninguém vê mais os trabalhadores e máquinas no local.
       Já que no local das obras não existe nenhuma placa informativa, só podemos imaginar que o trabalho de recuperação parou. O problema é que o mar não pára!
       Será que essa "parada" na obra tem haver com as eleições? ... Bom, seja lá qual for o motivo, quem sofre somos nós que vivemos na área e queremos usufruir do nosso calçadão. Pior ainda para quem mora de frente para estas "crateras".
       Quando será que poderemos circular de novo pelo calçadão de um lado pro outro sem ter que passar pela água ou desviar pela avenida?
        Precisamos de respostas e soluções para este problema porque, só pra lembrar,  O JANGA É NOSSO!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Feriadão no Janga


Sexta feira, 7 de setembro, feriado emendado com final de semana... pra quem não quer (ou não pode) gastar muito, aí está uma amostra do que nosso bairro oferece: sol, música ao vivo na praia, calor, passeata política (poluição sonora e visual), engarrafamento, etc.
       Mas, é diversão garantida. "... que vida boa, que vida boa, sapo caiu na lagoa ..."
http://ojangaenosso.blogspot.com.br/



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

... e pra começar, um pouco sobre o Janga:




Fonte: Wikipédia
       Bairro pertencente ao município Paulista, localizado entre pequenos morros e o mar no litoral norte do estado de Pernambuco, entre os municípios de Olinda e Abreu e Lima, a cerca de 12 km do Recife. Localiza-se na Região Metropolitana Norte, Litoral sul do Paulista, acessos pelas PE-01 ePE-22. É um local basicamente residencial e de veraneio.
       O início da praia do Janga é conhecido como "Enseadinha" onde até hoje existe um vila de pescadores. A praia do Janga é um importante ponto de encontro de grupos de cultura popular, como cirandeiras, maracatus, rodas de capoeira e outras manifestações populares que se apresentam no calçadão nos fins de semana.
       Na orla do Janga, é um ponto de encontro dos moradores onde no inicio da manhã e nos fins de tarde fazem caminhada e batem um bom papo. O mar do janga é calmo e tranquilo, que proporciona um banho de mar agradável. Na praia são praticados esportes típicos de praia como o vólei, o futebol, o frescobol, além de esportes náuticos como pesca sub-marina, surf, windsurf, caiaque e etc... Durante todo o ano existem vários eventos que são realizados na orla, como shows, feiras de artesanato e nos fins de ano os moradores instalam varias tendas em toda extensão do calçadão para confraternizar com os familiares e amigos, e receber o novo ano que entra.

 

       Nos últimos anos, o avanço do mar estreitou a faixa de areia e, em alguns trechos, existem uma faixa muito curta de areia. Foram criados diques de contenção que ficam a aproximadamente 100 metros da areia, para diminuir o impacto das ondas na orla. Essa obra foi o ponto inicial da revitalização e urbanização na orla do Janga.
Fonte: Wikipédia